"Só não se perca ao entrar no meu infinito particular"



Prazer, Lu.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Stop Insônia

Quarta-Feira, 5h40min eu e a insônia. Empreendi pesquisa sobre o assunto. O Dr. Dráuzio Varella considera que a insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes. Além disso, faz algumas recomendações, achei todas super válidas, mas destaquei algumas abaixo, diz Varella que: “Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica”, vamos lá:

“Use técnicas de relaxamento”, certo, estou tentando;
“Tome um banho morno”. Sim, sem dúvida, me deixa bem tranqüila;
“Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir”. Estou voltando hoje, estava parada há 15 dias;
“Reserve a cama somente para dormir e para relações íntimas. Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto;” Isso eu realmente preciso mudar, minha cama é meu escritório.
“Levante-se, se não conseguiu dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranqüila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.” É exatamente isso que estou fazendo. Ler, escrever, me distraindo com coisas que sinto prazer e tranqüilas, aguardo o resultado.
Para finalizar ele alerta que: "É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos.” Sim, tenho consciência disso e estou determinada a resolver tudo que está fora do lugar.


Destarte, me resta acreditar que tem tudo para funcionar. Desagradável Insônia, seus dias estão contados. Mas até que todas essas práticas façam efeito eu vou seguindo o conselho de Martha Medeiros, eu li no domingo passado na Zero Hora, reproduzo abaixo, se for para conseguir dormir, vale até jogar stop comigo mesmo e, Stop Insônia. Ah, pra quem tem opinião diferente da minha sobre a Martha Medeiros, minha cronista preferida, acredite, sempre podemos resgatar algo de bom das crônicas dela, veja só minha situação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário